13.9.10

 

A Idade do Espelho


(trecho do roteiro de 1998)


CENA 6
INT./EXT. CASA DE SUZANA/RUA - NOITE
Em cortes rápidos, vemos o contraste entre o mundo de SUZANA e MÁRCIO. Close no rosto de SUZANA se maquiando no espelho e passando perfume (detalhar). Corta para MÁRCIO no ponto de ônibus. Para ela dando partida no carro. Ele olhando impaciente o relógio e andando de um lado para o outro. Ela que, enquanto aguarda o farol abrir, retoca o batom no retrovisor. Ele subindo no ônibus.


CENA 7
INT. RESTAURANTE - NOITE
SUZANA está sentada à mesa do restaurante, olhando o relógio com impaciência. MÁRCIO chega meio ofegante, com jeito de quem teve de correr.

MÁRCIO
DESCULPE O ATRASO, É QUE...

SUZANA
É QUE VOCÊ ESQUECEU DE AVISAR QUE O ATRACT ERA O PERFUME CERTO PARA ATRAIR A PESSOA QUE VOCÊ QUER, EMBORA ESTA PESSOA NÃO CHEGUE EXATAMENTE NA HORA QUE VOCÊ QUER.

MÁRCIO
TALVEZ VOCÊ DEVERIA TER PASSADO UM POUCO MAIS DO PERFUME...

SUZANA
AH, É?

MÁRCIO
BRINCADEIRA. EU IRIA ENCONTRAR VOCÊ NEM QUE FOSSE DO OUTRO LADO DO MUNDO.

SUZANA
POR FALAR EM ENCONTRAR, VOCÊ SEMPRE COSTUMA FICAR PERDIDO SOZINHO EM LABIRINTOS DE ESPELHOS?

MÁRCIO
NÃO. SÓ QUANDO EU SEI QUE VOU CONHECER ALGUÉM MUITO ESPECIAL...

SUZANA
EU QUIS SABER SE VOCÊ ESTAVA ACOMPANHADO...

MÁRCIO
SIM, MAS VOCÊ TAMBÉM ESTAVA. DE QUEM ERA AQUELA VOZ QUE LEVOU, DE UMA SÓ VEZ, VOCÊ E TODAS AS SUAS IRMÃS DE MIM?

SUZANA
ERA DO OTÁVIO, O DONO DA BELIZ. A GENTE JÁ NAMORA HÁ UM BOM TEMPO, MAS ELE NUNCA QUIS ASSUMIR UM COMPROMISSO MAIS SÉRIO...


CENA 8
INT. CASA DO OTÁVIO/RESTAURANTE/MOTEL - NOITE
OTÁVIO fica olhando para o telefone, hesitando se disca pra SUZANA ou não. Ele resolve ligar, mas ninguém atende. Funde com imagem de SUZANA e MÁRCIO conversando alegremente no restaurante. OTÁVIO olha para o relógio e liga de novo. MÁRCIO fala alguma coisa perto do ouvido dela. OTÁVIO vê o relógio de novo (é uma da manhã) e liga novamente. Funde com a imagem dos dois transando na cama. Close no rosto dela. O som do telefone tocando se funde e acompanha o tempo exato dos gemidos dela. OTÁVIO bate o telefone no gancho com violência. SUZANA chega ao clímax.


CENA 9
INT. INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS - DIA
SUZANA está na sala dela, falando ao telefone.

SUZANA
É, ONTEM FOI DEMAIS. AMANHÃ?

OTÁVIO surge na sala. SUZANA disfarça.

SUZANA
HUM, AMANHÃ NÃO VAI DAR, MAS ASSIM QUE O SENHOR TIVER UM TEMPO DISPONÍVEL PARA APRESENTAR SEU PROJETO. CERTO, CERTO... OUTRO. TCHAU.

OTÁVIO olha meio desconfiado pra ela.

OTÁVIO
ONDE VOCÊ TAVA ONTEM? JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE EU LIGO À NOITE PRA SUA CASA E NINGUÉM ATENDE.

SUZANA
AH, ONTEM? EU SAÍ COM UMAS AMIGAS DO MEU TEMPO DE FACULDADE.

OTÁVIO
OLHA, SUZANA, VOCÊ É MINHA MELHOR FUNCIONÁRIA AQUI NA EMPRESA, E ACHO QUE TEM CONDIÇÕES DE CRESCER AINDA MAIS. E TAMBÉM É A NAMORADA COM QUEM EU MAIS ME ENVOLVI ATÉ HOJE. FAZ TEMPO QUE NÓS NAMORAMOS E JÁ ESTÁ NA HORA DE ASSUMIR UM COMPROMISSO MAIS SÉRIO. (pausa) EU QUERO ME CASAR COM VOCÊ. 

Close nos dois se beijando.


CENA 10
EXT. BARZINHO - NOITE
Vemos várias mesas na calçada. Em uma delas, MÁRCIO conversa com ANINHA.

MÁRCIO
DESCULPA, ANINHA. A NOSSA RELAÇÃO FOI MUITO LEGAL, MAS EU CONHECI UMA OUTRA PESSOA... (pausa) ...E TÔ PROFUNDAMENTE APAIXONADO POR ELA...


CENA 11
INT. INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS - DIA
Escritório da SUZANA, que conversa com sua SECRETÁRIA.

SECRETÁRIA
DONA SUZANA EU SEI QUE A SENHORA PEDIU PRA DIZER QUE ESTAVA EM REUNIÃO, MAS JÁ É A TERCEIRA VEZ QUE O SENHOR MÁRCIO LIGA HOJE, E ACHO QUE ELE VAI CONTINUAR INSISTINDO...

SUZANA
(séria)
DIGA QUE EU CONTINUO EM REUNIÃO E, EM SEGUIDA, LIGUE-ME COM O SENHOR BRENNO.


CENA 12
INT. AGÊNCIA - DIA
MÁRCIO conversa alegremente com seus colegas. O telefone toca e um colega dele atende.

COLEGA
Ô, MÁRCIO, O BRENNO TÁ CHAMANDO VOCÊ NA SALA DELE.

Tanto MÁRCIO quanto seus colegas ficam com uma expressão meio preocupada. Ele entra na sala de BRENNO, que faz sinal pra ele se sentar.

BRENNO
MÁRCIO, VOCÊ CONSEGUE ADIVINHAR QUEM ACABOU DE ME LIGAR?

MÁRCIO
NÃO.

BRENNO
VOCÊ SE LEMBRA QUANDO EU LHE FALEI QUE NÃO DAVA CERTO TER RELACIONAMENTO COM CLIENTE?

Ele olha fixo nos olhos de MÁRCIO, como quem espera uma reação.

BRENNO
A SUZANA ACABOU DE ME LIGAR. ELA DISSE QUE AS NOSSAS, NO CASO, (tom) AS SUAS IDÉIAS JÁ NÃO SÃO MAIS ADEQUADAS PARA OS PRODUTOS DA BELIZ. VOCÊ SABE O QUE ISSO SIGNIFICA?

MÁRCIO ouve em silêncio.

BRENNO
SIGNIFICA QUE EU NÃO VOU TER MAIS COMO PAGAR TODOS OS INVESTIMENTOS QUE EU FIZ NA AGÊNCIA NESSES ÚLTIMOS DIAS. E SIGNIFICA, PRINCIPALMENTE, QUE VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO.


CENA 13
EXT. TAKES VARIADOS DE SÃO PAULO - DIA
LÊ-SE A LEGENDA: 10 ANOS DEPOIS
Em takes variados, vemos cenas de São Paulo. Seus vários prédios e principais símbolos históricos. Imagem se aproxima de uma casa. Vemos uma sala com vários prêmios e troféus. Em travelling, vai surgindo a imagem de MÁRCIO e PAULA, que estão embaixo de um lençol. Ela está recostada no ombro do MÁRCIO, enquanto faz carinho nos peito dele. Os dois ficam em silêncio por um instante, como se refletissem sobre alguma coisa.

PAULA
NOSSA, QUE HISTÓRIA... (pausa) QUER DIZER QUE VOCÊ PERDEU O EMPREGO, A NAMORADA E NO FINAL ELA AINDA SE CASOU COM O DONO DA EMPRESA?

MÁRCIO
É... DEPOIS DISSO, EU FIQUEI QUASE UM ANO DESEMPREGADO, PASSEI DOIS ANOS TRABALHANDO COMO GARÇOM E TRÊS EM UMA DROGA DE AGÊNCIA QUE SÓ FAZIA PROPAGANDA DE PRÉDIO. VOCÊ SABE O QUE É FAZER PROPAGANDA DE PRÉDIO?

PAULA
NÃO, COMO É?

MÁRCIO
É TER QUE PROVAR POR “A” MAIS “B” QUE O PRÉDIO “X”, QUE É EXATAMENTE IGUAL A TODOS OS OUTROS PRÉDIOS, TEM UM APARTAMENTO QUE É O MELHOR LUGAR DO MUNDO PRA SE MORAR. AINDA QUE FIQUE NUM BAIRRO CHAMADO “TRUBUÇU DO NORTE” E NO QUARTO MAL CAIBA UMA CAMA DE CASAL.

PAULA
E VOCÊ FICOU TÃO TRAUMATIZADO COM PRÉDIO QUE DECIDIU MORAR EM CASA...

MÁRCIO
(rindo)
ACHO QUE SIM... ATÉ QUE UM DIA EU TIVE UMA IDÉIA PARA UM ANÚNCIO QUE O DONO DE UMA DAS MAIORES AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE DO BRASIL ACHOU GENIAL.

PAULA
E AÍ?

MÁRCIO
ENTÃO EU FUI TRABALHAR COM ELE, E COMECEI A GANHAR VÁRIOS PRÊMIOS, DINHEIRO, MULHERES... ENFIM, ESSAS COISAS A QUE AS PESSOAS COSTUMAM DAR IMPORTÂNCIA...

Ela finge que fica nervosa e dá um tapinha no ombro dele.

PAULA
UM DIA EU AINDA VOU DESCOBRIR COMO VOCÊ CONSEGUE SER TÃO CÍNICO...

MÁRCIO
MAS É ENGRAÇADO, PAULA... (tom) ATÉ HOJE EU NÃO CONSEGUI ESQUECÊ-LA. SABE AQUELA PESSOA COM QUEM VOCÊ TEM SEMPRE ALGUM ASSUNTO PRA CONVERSAR?

PAULA
(interrompendo)
COMO EU, POR EXEMPLO?

MÁRCIO
TALVEZ FOSSE PORQUE EU AINDA ERA JOVEM NAQUELE TEMPO E A SUZANA ERA NOVE ANOS MAIS VELHA. O FATO É QUE ELA PARECIA TÃO DIFERENTE DAQUELAS GAROTAS DE DEZOITO, VINTE ANOS QUE EU CONHECIA E QUE NO TERCEIRO ENCONTRO JÁ NÃO TINHAM MAIS NADA DE INTERESSANTE PRA FALAR...

PAULA
BOM, FAZENDO AS CONTAS (pausa)... A GENTE SE CONHECE HÁ UM ANO E POUCO E ESTE JÁ DEVE SER O NOSSO CENTÉSIMO QUINTO ENCONTRO. SINAL DE QUE EU TENHO ALGUMA CHANCE, NÉ?

MÁRCIO se vira, faz carinho em seus cabelos e dá um longo beijo nela.


(...) 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]